O relatório de pesquisa com o título “New Skills for the Next Generation of Journalists” foi apresentado pela equipa do Departamento de Comunicação e Estudos de Média da Universidade de Pécs (Hungria), pelo Erich Brost Institute (EBI) (Alemanha), e representantes do ISCTE-IUL (Portugal) e da Faculdade de Jornalismo e Estudos de Comunicação da Universidade de Bucareste (Roménia).
O primeiro encontro de disseminação teve lugar na “Bundespressekonferenz”, em Berlim, no passado dia 14 de Junho, um evento no qual os representantes do grupo de pesquisa apresentaram os resultados do seu estudo comparativo perante uma audiência internacional. Confrontados com o novo quadro colocado ao jornalismo neste tempo de digitalização acelerada, os investigadores tiveram que lidar com a necessidade de formar uma nova geração de jornalistas. O objetivo deste estudo é reforçar a preparação do público nos países democráticos da Europa para esse novo quadro de atuação.
O relatório apresentado concentra-se no ensino do jornalismo e nos diferentes pré-requisitos necessários no processo educativo nos países participantes. E está especificamente focado nos quatro aspetos em que se desdobra este projeto: jornalismo de dados, jornalismo colaborativo, novos modelos de negócio e ética dos média. Os resultado da pesquisa baseiam-se numa análise exaustiva dos “curricula” universitários dos cursos de jornalismo nos quatro países, juntamente com entrevistas com jornalistas e professores de jornalismo em Portugal, na Hungria, na Alemanha e na Roménia.
Fotos: Johanna Mack (EBI)