Os jornalistas têm um papel essencial na nova paisagem mediática como pilares de uma informação credível e contextualizada. E, uma vez que estão em competição com fontes de informação alternativas, não profissionais ou mesmo deliberadamente manipuladoras, é importante que os jornalistas se municiem de novas competências e ferramentas para fazer o seu trabalho.

Entre as várias oportunidades que são abertas pelas tecnologias digitais, o processamento, análise e visualização de grandes quantidade de dados, assim como a cooperação entre diferentes setores ou nacionalidades abrem novas possibilidades de exercício das atividades jornalísticas e permitem novas formas de abordar as questões de interesse público.

No entanto, este novo ambiente também envolve risco, quer do ponto de vista económico quer do ponto de vista técnico, e exige competências ao nível das tecnologias de informação assim como no que se refere ao desenvolvimento de novos modelos de negócio e novas estratégias por parte dos jornalistas e das empresas de média.

Neste contexto, os jornalistas enfrentam enfrentam vários desafios éticos e deontológicos que devem ser confrontados para que eles possam cumprir a sua função social. As notícias falsas e o discurso de ódio tornaram-se temas de debate importantes na esfera pública, assim como o “whistleblowing” e o ativismo.

Ao promover a melhoria das competências de uma nova geração de jornalistas europeus, o NEWSREEL pretende contribuir para o reforço de uma esfera pública comum na Europa através da promoção de projetos de jornalismo colaborativos e transnacionais, que sejam capazes de tornar tangíveis e inteligíveis as grandes quantidades de dados disponíveis, e que se baseiem em estratégias comerciais sustentáveis e em sólidas fundações éticas e deontológicas.

Este projeto irá focar-se em 4 campos profissionais:

O jornalismo apoiado por computador (jornalismos de dados) e visualização de dados: O propósito, neste campo, é ajudar os jornalistas a reportarem histórias mais credíveis, sustentadas em informação mais precisa. Muitas vezes, mostrar os dados de uma forma visual pode revelar padrões e inferências que não seriam visíveis de outra forma. Desta forma, torna-se mais fácil ao público entender determinadas questões complexas.

Novas estratégias de negócio e novos modelos de jornalismo: A evolução económica e tecnológica trouxe também sérios riscos ao jornalismo. Em resultado da deterioração das formas tradicionais de monetização dos produtos e serviços de média, a sustentabilidade e estabilidade financeira do jornalismo de qualidade foi posta em causa; quanto mais incipiente for o mercado de média num país, mais alto é o risco de que o jornalismo possa enfrentar problemas financeiros, com reflexos especialmente na qualidade do mesmo.

New business strategies and models of journalism: The technological and economic development brought significant risks for journalism as well. By the weakening of the traditional forms of monetization of media products and services, the stable financial sustainability of high-quality journalism has been endangered; the weaker the media market of a country is, the higher the risk for journalism’s financial problems, especially quality

Jornalismo colaborativo: Usamos este termo com sentidos diferentes, mas relacionados entre si. Aplica-se ao trabalho de equipa através de vários países e cobrindo diferentes setores. O funcionamento em equipas transnacionais é um elemento central. O surgimento de investigações de âmbito transnacional pode promover a transparência dos processos de tomada de decisão europeus nos campos social, político e económico, assim como o controlo da execução das despesas do orçamento europeu, mas também, inclusive, os negócios particulares de âmbito europeu e até as atividades criminosas transnacionais. O jornalismo transnacional está numa excelente posição para sublinhar as melhores práticas em termos de livre circulação de bens, serviços, capital e pessoas (sejam trabalhadores, estudantes ou turistas). Por outro lado, a crescente complexidade dos projetos jornalísticos torna necessária a estreita colaboração entre peritos de vários campos, como os jornalistas, os jornalistas de dados, os especialistas em tecnologias de informação e os designers.

Desafios éticos derivados da esfera pública digital: A responsabilidade social dos jornalistas da esfera pública digital é mais do que nunca. Continuam a ter que fornecer informação credível sobre os temas de interesse público, mas cada vez mais têm que competir com uma quantidade enorme de informações amadoras e frequentemente incorretas. As tecnologias digitais permitem aos “whistleblowers” entregar informações sensíveis aos jornalistas sem revelarem a sua identidade. Os jornalistas enfrentam todos os das formas de comunicação agressivas dirigidas a determinados grupos sociais e políticos, mas também dirigidas ao seu próprio desempenho. Por isso, os jornalistas facilmente resvalam para o ativismo, afastando-se das posições de neutralidade e imparcialidade que tradicionalmente estão associadas à profissão.

O objetivo principal deste projeto é desenvolver materiais de e-learning relacionados com os quatro campos descritos acima. Todos os materiais educativos produzidos pelo projeto ficarão livremente acessíveis, através licenças abertas, no website do projeto.

Fase 1: Pesquisa e aferição da situação

O objectivo da fase 1 é fundamentar o desenvolvimento de programas e materiais educativos que possam ser incorporados no ensino do jornalismo nas universidades mas que reflitam as necessidades dos vários “stakeholders” nos países participantes. As condições iniciais – por exemplo, o estado do ensino das novas tecnologias e ferramentas do jornalismo, e a disseminação da utilização dessas ferramentas e tecnologias – são diferentes em cada um dos países participantes. E a verdade é que essas diferenças não estão necessariamente mapeadas nas análises que já foram publicadas sobre o assunto.

Fase 2: Desenvolvimento dos programas

Nesta fase estaremos a desenvolver programas detalhados para estabelecer a estrutura dos materiais de e-learning e como incorporá-los nos planos de estudos em jornalismo. Iremos desenvolver quatro programas nos seguintes campos:

  • jornalismo assistido por computador (jornalismo de dados) e visualização de dados,
  • planeamento financeiro de projetos jornalísticos, planos de negócio e estratégias,
  • jornalismo colaborativo (trabalho de equipa em jornalismo, jornalismo transnacional, cooperação multi-setorial)
  • desafios éticos na esfera pública digital.

Todos os programas estarão livremente disponíveis no website do projeto.

Fase 3: Desenvolvimento dos materiais de e-learning

A atividade central do projeto é o desenvolvimento e a publicação de materiais de e-learning, em inglês, nos seguinte tópicos:

  • jornalismo assistido por computador (jornalismo de dados) e visualização de dados,
  • planeamento financeiro de projetos jornalísticos, planos de negócio e estratégias,
  • jornalismo colaborativo (trabalho de equipa em jornalismo, jornalismo transnacional, cooperação multi-setorial).

Todos os materiais de e-learning irão incluir:

  • o conteúdo textual integral de um determinado campo,
  • elementos multimédia (gráficos, áudio e extensões de vídeo)
  • tutoriais interativos para aprofundamento e controlo dos conhecimentos adquiridos, e para utilização dos materiais em educação auto-ministrada,
  • orientações metodológicas para utilização dos materiais em sala de aula,
  • uma lista de referências bibliográficas.

Os materiais de e-learning são pensados, em primeiro lugar, para servirem como materiais de ensino nos cursos universitários. No entanto, serão concebidos de modo a permitirem a aprendizagem sem a supervisão de um professor.

Fase 4: Desenvolvimento de um guia para professores

O conjunto de atividades previstas para a fase 4 tem por objetivo testar e finalizar os programas e os materiais de e-learning, assim como resumir os resultados do projeto de uma forma que permita a terceiros usar os seus resultados. Em resultado destas atividades, haverá:

  • cursos nas universidades participantes como atividade-piloto, todos os participantes irão organizar pelo menos um curso de 14 lições (com pelo menos um semestre de duração); durante estes cursos, a ideia é implementar os programas e usar os materiais de e-learning,
  • um guia para professores, que irá sumarizar os conteúdos profissionais e metodológicos do projeto; integra uma descrição detalhada das competências desenvolvidas pelos materiais educativos, uma série de exemplos práticos e um rol de materiais educativos devidamente comentados,
  • um programa educativo intenso, de dois dias, para 10 alunos em cada um das universidades participantes, que irão participar numa competição internacional de estudantes, que será o evento final do projeto; os estudantes que participem irão reunir um portfólio que pretende demonstrar a sua capacidade para se envolverem num projeto jornalístico internacional.

Fase 5: Criação de um glossário

Durante a fase 5 iremos reunir os conceitos e termos em inglês que estão relacionados com o jornalismo e que podem contribuir para construir uma base de conhecimentos comum. Uma vez que a informação e as competências descritas neste projeto não existe um quadro comum de conceitos e terminologia. A estrutura do glossário irá seguir os campos constantes dos programas e dos materiais de e-learning.